Novas tecnologias canibalizam as anteriores? Em poucas palavras, sim, é
possível, basta ver o caso clássico do LP > Fita K7 > CD >
mp3. A cada nova tecnologia, a anterior aos poucos foi perdendo espaço e
tornando-se obsoleta. Faz parte da lógica do mercado às vezes. O
problema é que muitas pessoas, por entenderem como funciona essa lógica,
acabam desenvolvimento uma espécie de fobia desse fenômeno
canibalizador.
Recentemente uma grande emissora, por exemplo,
decidiu restringir o uso de mídias sociais em seu comerciais. A fobia de
canibalização mostrando sua cara provavelmente. Sabe-se que na área de
comunicação em massa, a progressão foi jornais impressos > rádios
> televisão > internet, mas nesse caso a canibalização não se deu
por completo e todas essas mídias continuam atuando fortemente junto ao
público. Essa fobia, portanto, é irracional, mas acaba por prejudicar
esse processo e talvez até por acelerar uma canibalização que de outra
forma não seria tão evidente.
Ao invés de ir na contramão da
tecnologia, de lutar contra novas tecnologias, o que devemos ter em
mente é que existe a possibilidade de integração e é trabalhando com
essa possibilidade que algo como um produto ou empresa pode evitar
tornar-se obsoleto. Ao invés de ficar batendo na tecla do filme
analógico, por exemplo, empresas que trabalhavam na área como a Kodak
resolveram investir em fotografia digital. Simples estratégia de
sobrevivência no mercado. E sobreviveram.
No caso da comunicação
com clientes, com o advento das redes sociais muito se falou do fim do
email marketing por exemplo. A estratégia mais frutífera, contudo, ao
invés de lutar contra as mídias socias, foi a de integrá-las ao email
marketing. Não há porquê ter medo de uma ou outra forma de comunicação e
tampouco supor que uma irá substituir completamente a outra. Se as
empresas tivessem caído na falácia da fobia de canibalização, certamente
já teriam sucumbido. Em vez disso, resolveram enfrentar seus traumas,
algo como “se não pode vencê-los, junte-se a eles”!
No comments:
Post a Comment